sábado, 12 de dezembro de 2015

Redução não é a solução





Muito se fala em redução da idade penal como solução para a violência no País. Na verdade só defende a redução quem não tem intendimento ou quem se beneficiará de forma imoral deste ato. A bancada militar, ou bancada da bala como é conhecida, é piamente a favor da redução. Assim como são a favor da pena de morte. Porque eles sabem que implantar o ódio maior nestes jovens irá aumentar a violência, e aumentando a violência eles tem mais discurso de mudança na segurança em época de eleição. Discursos mentirosos e enganadores. Mas, entendemos que todos devemos ter segundas chances. Quem nunca errou? Ressocialização é preciso e possível...tentemos...



Prender um jovem infrator não mudará o sua conduta quando voltar para as ruas. É o mesmo que acorrentar um cachorro por ser valente/violento. Isso só o tornará mais valente/violento ainda. Da mesma forma é o menor infrator. Agora prenda um cachorro valente/violento e brinque com ele, seja amigo dele. Ele se tornará um cachorro mais calmo. Dê educação a um jovem e oportunidades, e ele será um cidadão honesto e trabalhador. 



A redução não é a solução. A solução é investimentos significativos em EDUCAÇÃO. Mas, seria correto um jovem assassinar e ficar pelas ruas? Óbvio que não. O que se deve ser feito, e discutido pelo Congresso nacional é investimentos em presídios sócio educativos. O presídio funcionaria da seguinte forma: O menor infrator seria preso, lá ele estudaria, se qualificaria profissionalmente, receberia investimentos em políticas públicas voltada para a juventude, bem como seria encaminhado ao mercado de trabalho quando a pena acabasse. Isso é ressocialização. 



Hoje no Brasil a redução é um atraso. Temos que priorizar a educação. Investir em novos presídios. Os que temos, são escolas de marginalização. Não é isso que queremos. Queremos ressocialização. Mas, antes de se investir em presídios, temos que investir em educação fora dos presídios, em políticas públicas para juventude, em escolas com estruturas adequadas e professores qualificados, bem como em esporte, lazer e cultura.  A EDUCAÇÃO É A SOLUÇÃO



A MARGINALIZAÇÃO é semelhante a UM jovem e pobre negro sem oportunidades que é levado pelas dificuldades a um sinal, aonde lá começa a ganhar a vida aos 10 anos de idade limpando para-brisa de carros da classe rica que teve oportunidades significativas. A criança chega a apurar 10 reais por dia. Um certo dia um jovem de 20 anos chega para essa criança e pedi que ele leve um pacote de drogas ilícitas para uma casa. Em troca o jovem daria a criança 20 reais a criança. A criança não sendo besta ver que 20 é mais do que 10, e pode ganhar esse dinheiro em menos tempo e sem ficar o dia no sol. Ela faz isso uma vez, outra vez, outra vez mais...quando se dá fé. A criança se torna um jovem marginalizado, assassina e morre aos 23 anos vitima de troca de tiros com a PM ou de uma acerto de contas.


Entendendo um pouco a historia, percebemos o seguinte: 

A criança não teve oportunidade de ser conduzida a educação de qualidade, nem tão pouco a políticas públicas que a incentivasse a ser honesta. Na verdade, lhe faltou oportunidades.

Quando a criança teve a oportunidade de melhorar de vida financeiramente falando, ela topou, mas no final tornou-se um marginal que foi assassinado aos 23 anos.

O CONGRESSO

Mas, para nossos Deputados e Senadores, é mais fácil mandar todos para o presídio. Investir em educação seria um retrocesso para a CORRUPÇÃO INSTALADA NO CONGRESSO NACIONAL. A última coisa que os Deputados e Senadores corruptos querem, é jovens com um bom entendimento das coisas. Isso seria prejudicial para a corrupção.

Veja quem deseja a redução, e dá um não a educação é inimigo da juventude e do progresso. São Deputados e Senadores da chamada bancada da bala. Ou seja, os parlamentares que precisam que o País esteja um caus em segurança para que sejam reeleitos com um discurso de mudança na segurança pública. Mas, se quisermos mesmo melhorias em segurança pública, troquemos um Policial por um Professor.


DIGA NÃO A REDUÇÃO, E SIM A EDUCAÇÃO!

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Campo de futebol abandonado no bairro Industrial

Foto: Damiana Almeida

Maracanaú tornou-se nos últimos anos uma cidade sem um minimo de espaço de lazer. O que tinha antes, esta abandonado, o que deveria ser feito, hoje não é feito. A consequência da falta de investimentos em esporte e lazer, bem como educação, é a "marginalização de jovens", bem como a "viciação nas drogas" e o "vandalismo". E isso, temos visto crescer de forma surpreendente em Maracanaú. 


Segundo dados da Sejuv - Secretaria de Juventude do município de Maracanaú, mais de 60% da população é jovem. Logo a atual gestão abandona mais de 60% de sua população quando não investe na juventude.

Campo de areia do Industrial,está abandonado,fui levar meu filho para conhecer e fiquei com vergonha,lá passei uns dos meus melhores anos da minha vida,já joguei bola lá era muito animado,agora é muito triste,é precisa de uma reforma, escreveu Damiana Almeida ao Maracanaú Real.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Edílson Teixeira é homenageado em em aniversario de 36 anos da AEDI

Arquivos da página AEDI

O empresario maracanauense Edílson Teixeira, que é presidente do Conselho Municipal do Trabalho - COMUT de Maracanaú e Caucaia, também presidente do PDT de Maracanaú foi homenageado amigo da AEDI, instituição a qual presidiu. A associação dos Empresários do Distrito Industrial - AEDI comemorou seus 36 anos de sua existência nesta última quarta-feira (27). Na ocasião foi homenageando o Pré candidato a Prefeito de Maracanaú, Edílson Teixeira (PDT) como amigo AEDI.

Diretor do IFCE Maracanaú diz que a cidade precisa de uma revolução na política

Júlio César da Costa Silva recém filiado ao PDT, é
diretor do instituto Federal do Ceará - IFCE campus Maracanaú.


O Professor Júlio César (PDT) em almoço com lideranças políticas de Maracanaú ressaltou a importância de mudanças na político de Maracanaú. Para o Professor, Maracanaú precisa de uma revolução política: "Maracanaú precisa de uma nova revolução na sua política social, econômica e ambiental", disse. Assista ao vídeo

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

População pedi socorro em bairro periférico de Maracanaú


População de bairro periférico em Maracanaú pedi socorro. Segundo os moradores, o bairro é totalmente desassistido pela atual gestão. O DI 2.000 foi abandonado pelo atual gestor, Prefeito Firmo Camurça. Segundo podemos constatar no bairro, não existe saneamento básico, nem tão pouco calçamento, unidade de saúde não tem, instituição de ensino - escola/creches, não tem. Não existe transporte escolar no bairro e nem tão pouco linhas de ônibus ou topics. 

O DI 2.000 também tem uma grande carência de incentivos para a juventude. Lá, eles nem sabem o que é Secretaria de Juventude. Espaço de lazer? Somente a velha travinha no meio da rua. O bairro não conta com praças ou quaisquer espaços de lazer.

Segundo a população, o que mais tem afetado é uma poeira. É que como o bairro não conta com asfaltos ou calçamento, e existem empresas que requerem carros grandes e pesados na região, quando eles passam levantam uma grande nuvem de poeira que vem afetando crianças e idosos com problemas pulmonar e respiratório. Segundo moradores, uma das empresas que tem na localidade é de cimento, e eles jogam as sobras no meio da rua para tentar evitar a buraqueira. A consequência é quando seca, o cimento vira uma poeira que só prejudica os moradores!

Veja o vídeo

Governo do Estado do Ceará: Secretário de Esporte anuncia entrega de praça da juventude no Acaracuzinho


Ao lado do Deputado Júlio César Filho (PTN), o Secretário de Esporte Jeová Mota anuncia entrega de Praça da Juventude no bairro Acaracuzinho em Maracanaú. Segundo o Secretário, o Governador estaria atendendo o pedido do Deputado maracanauense Júlio César Filho. 

O Secretário disse em vídeo que o repasse já teria sido feito a empresa, e que a empreiteira teria dito que entregaria no máximo em noventa (90) dias.  Ainda em vídeo, o Deputado fez o agradecimento ao Governador do Estado Camilo Santana (PT). O Deputado fez menção ao nome do Deputado Estadual Leonardo Pinheiro (PSD): Gostaria de reconhecer também, o esforço do meu colega, amigo e irmão Deputado Estadual Leonardo Pinheiro que uniu forças conosco nessa gestão para que a obra foce retomada, disse. 

O Deputado também falou que está trabalhando para que no inicio de 2016 seja retomada e concluída a obra da Policlínica da Pajuçara e a reforma da delegacia do Timbó.


ASSISTA AO VÍDEO:



REVIRAVOLTA NO DIRETÓRIO DO PMB - MARACANAÚ




Em acontecimento que deveria servir para apresentação da Presidenta Nacional do PMB – Partido da Mulher Brasileira, Suêd Haidar, aos novos filiados em Maracanaú, acabou com a destituição de todo Diretório Municipal. O então presidente Nill Guerra não concordou com a vinda da família Costa Lima para a sigla do partido que já conta com 7 deputados Federais, sendo uma mulher.

O evento marcado para acontecer na tarde deste sábado (21.11), no Auditório Gervásio Pegado da CDL de Maracanaú, ainda contou com a participação do Vereador Ribamar Viana, e toda Família Costa Lima. Suêd Haidar não concordou com a atitude de Nill Guerra que se recursou a posar para uma foto com o Deputado Júlio César Filho, quando este foi convidado pelo jornalista Assis Nascimento, da Gazeta Metropolitana, além de não convidar o parlamentar presente ao evento para mesa, como autoridade. Antes de dar início ao evento a Presidenta do PMB quebrou o protocolo e fez uso da palavra destituindo toda Direção do Partido da Mulher Brasileira em Maracanaú, reconhecendo inclusive a luta de Margareth Rose, quando esteve à frente da sigla partidária neste município.

Portanto, o ex-presidente Municipal Nill Guerra depois de ouvir da Presidenta do PMB Nacional uma lição de moral durante 15 minutos, foi aos prantos. O ex-prefeito de Maracanaú, Júlio César Costa Lima e seu filho, o Deputado Estadual Júlio César Filho, logo em seguida procurou consolar Nill Guerra, que se lamentava pelo fato ocorrido.
Fonte: BLOG DO MELO

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Maracanaú: A terra das Maracanãs e o Rio Doce


Muito se fala da tragediá que foi resultado de uma irresponsabilidade em Minas Gerais, o Rio Doce que se tornou um Rio de lama. Em Maracanaú não é diferente. Uma cidade com uma linda historia, tornou-se um rio de lama (corrupção). Bem como obras abandonadas, lagoas poluídas e vereadores dormindo.

MARACANAÚ
O atual território do município, na época da chegada dos primeiros europeus, era habitado pelos índios pitaguaris,[8] Jaçanaú, Mucunã e Cágado. Dos aldeamentos destas etnias, surgiu o povoamento da Lagoa de Maracanaú e, depois, o das lagoas de Jaçanaú e Pajuçara.

A cidade tornou-se conhecida como Maracanaú - por que aqui repousaram as maracanãs. Maracanaú é rodeado de lagoas, e açudes. Mas de uns tempos pra cá, assim como no Rio doce, a lama vem tomando de conta da cidade através da corrupção. Casos como o Escândalo dos Banheiros, os 47 milhões, o mensalão de Maracanaú, agora os superfaturamentos em flores compradas pela prefeitura e os 50 milhões que seriam para terceirização da saúde do município que está sob investigações.

A diferença da lama em Maracanaú e no rio doce, é que em Maracanaú os maracanauenses tem a oportunidade de retirar a lama de quatro (4) em (4) anos através do voto, já o rio doce levara dez (10) anos. Teremos a oportunidade de mudar Maracanaú em 2016. Então não venda seu voto. Não deixe que picaretas tentem comprar a democracia, através da compra de votos. Seu voto tem valor, mas não tem preço. Valorize seu voto e vote consciente. Maracanaú precisa tirar essa lama de seu rio. 

Presidente do PT-CE diz que Maracanaú esta no projeto do Governador em 2016

Foto: Ricarlos de Melo
Em almoço no North Shopping de Maracanaú com várias lideranças partidaristas como Luis Carlos Mota Presidente do PHS de Maracanaú, Edílson Teixeira Presidente do PDT de Maracanaú e Pré Candidato ao cargo de Prefeito, diversos pré candidatos a vereadores, como Lucas Lopes Farias (PDT), Eduardo Reis (PDT), Tales do Zuera (PHS), o Presidente do PT do Estado do Ceará, Francisco De Assis Diniz disse que Maracanaú faz parte do projeto do Governador do Estado Camilo Santana (PT) para a região metropolitana em 2016: O Camilo tem dito: eu quero o projeto da região metropolitana. E o projeto da região metropolitana é com quem esteve no meu palanque(em 2014)...Maracanaú não pode continuar como está...Maracanaú não deve ser uma referência nas páginas policias, disse o Presidente da sigla.


ASSISTA AO VÍDEO DE RICARLOS MELO



Estado do Ceará vai fazer concurso de 5 mil policias



O secretário de Segurança estadual, Delci Teixeira, iniciou sua fala para os deputados cearenses, no fim da manhã de hoje na Assembleia Legislativa, anunciando a publicação de um edital, ainda em estudos, para a contratação de 4,2 mil novos policiais a serem incorporados à Polícia Militar do Ceará entre 2016, 2017 e 2018, sendo 1.400 por ano. Segundo ele, o Governo Camilo Santana já nomeou mais de mil novos PMs, nos quase onze meses da sua gestão.
Outra providência adotada pelo secretário foi a criação de uma estrutura de apoio ao policial vítima da violência. Segundo disse, atualmente os familiares dos policiais que são mortos em serviço estão praticamente desamparados.

Ministério Público deflagra operação em Maracanaú


Foram cumpridos cinco mandatdos de busca e apreensão durante os trabalhos que contaram com apoio da Polícia Civil. Dois servidores municipais foram afastados das funções.



sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Ex Jogador da Seleção de Handebol Djhandro faz convite a população de Maracanaú





Ex Jogador da seleção brasileira de Handebol, Djhandro Ricardo convida a todos os maracanauenses para hoje (sexta feira) às 20 horas estarem na quadra do IFCE prestigiando o jogo da Liga Nordeste de Handebol entre Maracanaú e IFPI - PI. Maracanaú busca mais uma vez sua participação na fase decisiva. São duas vagas para as finais que serão em Fortaleza. Maracanaú vai realizar nos dias 13, 14, e 15 de novembro, no Ginásio do Instituto Federal de Maracanaú - IFCE a 2ª fase classificatória da competição. Veja o vídeo do convite.


Djhandro Ricardo foi atleta da Seleção Brasileira de Handebol nas categorias de base (cadete e juvenil), Campeão Mundial de Handebol de Areia em 2006, no Rio de Janeiro, e do World Games em 2009, em Taiwan. Atualmente é Assistente Técnico da Seleção Brasileira de Handebol de Areia (Campeão Mundial em Oman, 2012) e Técnico/fundador da equipe Dragão do Mar Beach Handball do estado do Ceará. Djhandro é professor de educação física formado pela Universidade Federal do Ceará onde atua como técnico de Handebol, especialista em Treinamento Desportivo e Esporte Escolar. Também é professor efetivo da rede pública estadual do Ceará.

Ex Prefeito Júlio César deve ser candidato a Vereador e o Dep. Júlio César Filho deve ser candidato a Prefeito.

Dep Júlio César Filho e o Ex Prefeito Júlio César Costa Lima

JÚLIO CÉSAR COSTA LIMA

O Ex Prefeito de Maracanaú Júlio César Costa Lima (PSD) deverá concorrer ao cargo de Vereador em 2016. O que deverá dificultar a possível candidatura do Ex Vereador por cinco (5) mandatos Jorge Costa Lima (PSD). Para o Ex Prefeito, a intenção é unir forças e forma uma bancada de oposição na Câmara dos Vereadores caso Firmo Camurça (PR) seja reeleito e a oposição perca as eleições de 2016. Júlio César acredita que com sua candidatura e uma boa chapa poderá arrasta com ele mais dois (2) vereadores com pouca votação. Júlio tem uma vasta experiencia no legislativo, tendo sido Presidente da Câmara Municipal de Maracanaú na primeira legislatura do Município, foi Deputado Estadual por dois (2) mandatos, foi três (3) vezes Prefeito de Maracanaú, sendo também Presidente do  Instituto de desenvolvimento das Cidades do Ceará - IDECI e atualmente ocupa o cargo de Assessor Técnico do Metrô de Fortaleza - MetroFor.



JÚLIO CÉSAR FILHO


Já o Deputado Júlio César Filho (PTN), deverá concorrer ao cargo de Prefeito do Município.
A dificuldade do Deputado é de encontrar um partido já que o PTN presidido pelo Vereador Ribamar Viana do Hospital é base do Governo Firmo Camurça (PR). Já o PDT de Cid e Ciro em Maracanaú é presidido pelo empresario Edílson Teixeira que também deverá concorrer ao cargo de Prefeito de Maracanaú. Júlio César Filho é Presidente da Comissão de Orçamento e Finanças do Estado e Vice Presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca na Assembleia Legislativa e Vice Líder do Governador naquela casa. Segundo testemunhas, o PV havia sido ofertado ao Ex Prefeito Júlio César para o mesmo concorrer a Prefeitura, tendo recusado a proposta.

Jorge Costa Lima


Já o ex Vereador Jorge Costa Lima por cinco (5) mandatos não sabe se concorrerá ao cargo novamente em 2016.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Mesa Diretora e líderes decidem sobre tramitação de emendas

foto: Máximo Moura
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, reunida com o Colégio de Líderes de bancada, na noite dessa quarta-feira (04/11), deliberou sobre o critério para a tramitação de emendas de plenário e recursos ao plenário. O vice-líder do Governo, deputado Júlio César Filho (PTN), esclareceu, na manhã desta quinta-feira (05/11), que a reunião conseguiu dirimiu todas as dúvidas sobre o processo legislativo de matérias apreciadas em plenário.
“Sob a luz do Regimento Interno da Assembleia, ficou entendido que as emendas de plenário a matérias que tramitam em regime de urgência deverão ser apresentadas até 24 horas após a divulgação da pauta de votação. As matérias em tramitação normal poderão ser emendadas em plenário, até 48 horas após a definição da pauta”, afirmou.
Também ficou definido, segundo Júlio César, que os recursos de plenário só poderão ser apresentados tendo como objeto matérias que tiveram pareceres contrários aprovados nas comissões técnicas. O parlamentar explicou ainda que a reunião foi realizada por conta de diferentes entendimentos que haviam sobre essas tramitações, já manifestados em plenário.
Júlio César informou ainda que a Mesa Diretora vai concluir a implantação do sistema de identificação de servidores e visitantes, atendendo a solicitação do deputado Capitão Wagner (PR). Participaram da reunião da Mesa e Colégio de Líderes, além de Júlio César, o presidente da Assembleia, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), Tin Gomes  (PHS), José Sarto (Pros), Roberto Mesquita (PV), Sérgio Aguiar (Pros), Manoel Duca (Pros), Ferreira Aragão (PDT), João Jaime (DEM), Audic Mota (PMDB), Leonardo Pinheiro (PSD), Rachel Marques (PT), Heitor Férrer (PSB) e Nizo Costa (PSDC).
JS/CG

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Edilson Teixeira, Presidente do Conselho Municipal do Trabalho - COMUT caminha ouvindo comerciantes de Maracanaú

Foto: Ricarlos Pereira de Melo
Presidente do Conselho Municipal do Trabalho Edilson Teixeira (PDT) caminhou nas tardes de quinta e sexta feira (dias 5 e 6) juntamente com amigos, entre eles, o Presidente do Banco do Paju e suplente de vereador Eudasio do Paju (PT), Presidente do Partido da Mulher Brasileira - PMB Nil Guerra, a ex vereadora Silvana Marciel (PDT), o empresario Bonifacil Aragão (PDT), o Policial Militar Ulisses (PDT), Daniel Joca secretario geral do PDT de Maracanaú, Lucas Lopes Farias (PDT) do Maracanaú Real, Secretario do Esporte e Juventude de Quixeramobim Aécio Holanda, dentre outras lideranças.

Na ocasião o Presidente do COMUT Edilsom ouviu os problemas ditos pelos comerciantes. Entre eles, vendas fracas, falta de atenção da Prefeitura, o não cumprimento das promessas de campanhas feita pelo Prefeito Firmo Camurça (PR) aos comerciantes. Edílson falou da importância da construção de uma nova política através do dialogo com a população.

O ex Presidente da Associação dos Empresários do Distrito Industrial -AEDI, atual presidente do Conselho Municipal do Trabalho - COMUT de Maracanaú e Caucaia e presidente do Partido Democrático Trabalhista - PDT de Maracanaú, o empresario Edílson Teixeira, é pré candidato a Prefeito de Maracanaú, contando com apoio do Ministro das Comunicações o Deputado Federal licenciado André Figueiredo (PDT - CE), e do atual Governador do Estado do Ceará Camilo Santana (PT) e várias lideranças em todo o Município de Maracanaú.

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Governador Camilo Santana e Vice Governadora Izolda Cela participam do dia da favela em evento da Central Única das Favelas - CUFA

unnamed6O governador Camilo Santana e a vice-governadora Izolda Cela receberam na tarde desta quarta-feira (4) integrantes da Central Única das Favelas (Cufa), jovens atendidos pelas atividades da entidade, secretários de Estado e empresários apoiadores das diversas iniciativas realizadas nas comunidades cearenses, para discutirem uma agenda de ações que valorize as experiências sociais, econômicas, esportivas e de vida das favelas do Estado. O esforço integra o Pacto por um Ceará Pacífico e marca o Dia da Favela no Ceará.

Para o chefe do executivo, a troca de experiências com a população de comunidades cearenses é indispensável na implementação de políticas públicas unnamed2para o Estado. “Fiquei muito sensibilizado com o depoimento de todos vocês. A experiência de vida de cada um tem um simbolismo muito forte e é preciso que as pessoas conheçam. O Governo tem se preocupado e se dedicado em garantir uma sociedade de paz, com mais oportunidades. Saibam que o ano foi de muitas dificuldades, mas estamos nos preparando para trabalhar bem as políticas públicas no Estado”, completou.

Acompanhado dos secretários Élcio Batista (Gabinete do Governador), cel. Túlio Studart (Casa Militar), Jeová Mota (Sesporte), Guilherme Sampaio (Secult); do assessor especial Acrísio Sena (Acolhimento aos Movimentos Sociais) e do coordenador David Barros (Políticas Públicas para a Juventude), o governador participou de atividades esportivas e culturais realizadas nos jardins do Palácio da Abolição. Camilo Santana jogou basquete e capoeira, arriscou como DJ, grafitou e ainda tentou alguns passos de Breakdance - estilo de Rpersodança de rua da cultura Hip Hop.

Camilo parabenizou o trabalho da entidade e disse que atuar para minimizar as desigualdades é um dever do Estado. “Não vamos resolver o problema da criminalidade só com polícia, por isso trabalhamos de forma conjunta no Pacto por um Ceará Pacífico, que tem o objetivo de abraçar os territórios com ações de cultura, esporte, saúde de qualidade, para dar oportunidade a quem não tem. E a participação da Cufa é importantíssima neste processo”, enfatizou.

O presidente nacional da Cufa, Preto Zezé, disse que o encontro inédito é histórico para a entidade, pois possibilitou, entre outras ações, uma proximidade entre o povo e o Governo. “Grande parte dessas pessoas nem sabiam onde ficava o Palácio da Abolição. São moradores de favela que não têm representação partidária ou padrinho político. Queremos aqui propor uma parceria entre o povo e os poderes público e privado, que batizamos de 3P, para que possamos construir e avançar em agendas positivas no Estado”, pontuou.

O empresário Gabriel Ramalho, que é do setor de marketing digital e parceiro da entidade, falou que as comunidades vêm crescendo e são possíveis consumidores. “Hoje, já existe uma força muito grande surgindo nas favelas e de outras comunidades que ficaram a margem do diálogo político. Eu passo a ver a comunidade como possíveis consumidores devido o potencial que têm. Portanto, acredito que essa iniciativa do Governo do Estado é bastante positiva, no sentido de buscar uma aproximação que durante muito tempo não houve”, salientou.

O morador do Conjunto Tasso Jereissati, Elielton Queiroz, agradeceu a atitude do governador Camilo Santana e disse estar bastante satisfeito com a receptividade que teve na sede dounnamed4Governo. “Saio desse encontro com uma perspectiva positiva, pois vejo que há interesse do poder público em trabalhar em prol das comunidades. Estar aqui e ser recebido pelo chefe maior do meu Estado é uma prova disso. Não queremos muito do governador, apenas políticas públicas, para que possamos somar parceria e fazer com que a favela seja vista positivamente”, disse.

Ao final, Camilo convocou um grupo de trabalho, entre integrantes da entidade e do Governo, para discutir ações positivas e fazer com que elas atendam o maior número de pessoas possível, principalmente unnamed5os jovens. “Hoje foi um dia de muito aprendizado e o nosso papel é estreitar essa parceria, inclusive visitando as comunidades, ouvindo os moradores e, claro, implementando as políticas que possam mudar a vida dessas pessoas”, informou. A Cufa também foi convidada a participar do comitê interinstitucional do Pacto por um Ceará Pacífico.


Dia da Favela

O Dia da Favela nasceu em 2005, no Rio de Janeiro. Faz referência ao primeiro documento conhecido em que o nome favela é utilizado por um Governo, no caso, o do Rio de Janeiro, em alusão ao Morro da Previdência. Hoje, nove estados reconhecem a data através de leis específicas, inclusive o Ceará, em 2006. Após recente reunião na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), o 4 de novembro foi estendido para o Dia Internacional da Favela.


04.11.2015



Fotos: Ariel Gomes

Fonte: Site Governo do Estado do Ceará

SAÚDE EM MARACANAÚ - SUPOSTAS FRAUDES EM LICITAÇÕES





Prefeitura Municipal de Maracanaú tentar terceirizar serviços de saúde em do município.
A prefeitura teria tentado terceirizar serviços de duas (2) Unidades de Pronto Atendimento - UPAs, uma na Pajuçara embargada pelo Ministério Público por irregularidades na gestão ainda na do Ex-Prefeito Roberto Pessoa (PR), e uma no Acaracuzinho que nem do papel saiu ainda. Além das UPAs, a Prefeitura também tentou terceirizar os serviços de emergência do Hospital de Maracanaú. Juntas as licitações passam de 90 MILHÕES.

O CASO FOI DENUNCIADA AO PROCAP:

A Procuradoria de Crimes Contra a Administração Pública (Procap) recebeu denúncia de fraude em licitação realizada pela Prefeitura de Maracanaú.

A acusação foi encaminhada pelo presidente do PDT do município e pré-candidato a prefeito da cidade, Edilson Teixeira, na última terça-feira, 3, mesmo dia em que o edital da licitação foi lançado. - O PovoO processo licitatório segui paralisado.


Panfletos de protestos contra a terceirização foram distribuídos por Maracanaú.

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

APÓS MAIS DE 5 ANOS DE OBRAS, PREFEITURA FINALMENTE ANUNCIÁ INAUGURAÇÃO DO GINÁSIO DA PAJUÇARA

APÓS MAIS DE 5 ANOS DE OBRAS, PREFEITURA FINALMENTE ANUNCIÁ INAUGURAÇÃO DO GINÁSIO DA PAJUÇARA
 Obra iniciou-se no dia em julho de 2010


Após mais de cinco (5) anos de obras, Prefeitura finalmente anunciá entrega do ginásio da Pajuçara.
Obra que deveria ter durado seis (6) meses, levou mais de cinco (5) anos para ser entregue a população. A inauguração será no dia 7 de novembro às 19 horas.

A Pajuçara terá uma nova opção de lazer. A Prefeitura de Maracanaú iniciou a construção do Ginásio Poliesportivo no Distrito, uma reivindicação de 20 anos dos moradores da comunidade.



Serão investidos cerca de R$ 1,5 milhão nesse equipamento, que terá arquibancada com capacidade para 1.526 expectadores e será construído em uma área de 1.717,57 m². O Ginásio contará com urbanização em seu entorno, proporcionando uma área de convivência para população, banheiros masculino, feminino e para cadeirantes, além de três vestiários.  Fonte: Site da Prefeitura de Maracanaú. Data: Terça, 13 Julho 2010 12:53



ESTÃO SEGURANDO AS OBRAS


...O equipamento (Ginásio poliesportivo da Pajuçara) já está concluído e não é entregue a população, com um único fim. Guarda até o pleito eleitoral (estamos a menos de um ano do dia das eleições) para assim ser inaugurado próximo as eleições e barganhar uma maior quantidade de votos, disse Lucas Lopes Farias (PDT) (em 18 de setembro de 2015) a respeito da Quadra Poliesportiva,


Clique aqui para assistir ao vídeo

47.000.000 OU MAIS DE MOTIVOS PARA NOS INDIGNAR


47.000.000 OU MAIS DE MOTIVOS PARA NOS INDIGNAR


As provas de que os desvios de verbas são simplesmente monstruosos aparecem em toda parte: nas mais do que precárias condições de saneamento básico; nas igualmente precárias condições do hospital e postos de saúde, onde, faltam remédios, material de todos os tipos e boa vontade para atender a população; nas muitas ruas cheias de buracos e algumas intransitáveis; na área da educação, sobretudo básica; no transporte público que não chega aonde é necessário e sequer se têm abrigos para os passageiros nas paradas de ônibus; na falta de iluminação pública ou na deficiência desta em muitas áreas da cidade, sobretudo, nas áreas mais carentes e mais populosas do Município. Um retrato fiel e inegável de que o povo de Maracanaú nunca foi prioridade ou sequer foi ouvido e atendido em suas necessidades mais básicas.
Nesta altura a questão já não se coloca, portanto, na existência ou não de corrupção; também não se coloca neste ou naquele setor da sociedade; nem mesmo se confunde com conhecidos rostos marcados pelo cinismo de quem nada esconde e nem julga necessário esconder, pois não só goza de imunidade como até mesmo de declarada impunidade. A quem se coloque no papel de defender e tentar justificar o injustificável diante de todas essas mazelas que Maracanaú atravessa, alguns, que a bem pouco tempo atrás faziam coro e se somavam a outras vozes denunciando essas mazelas, hoje, estão mobilizados na defesa de uma administração distante há muito tempo dos reais interesses do povo de Maracanaú.
É hora de transformar as inúmeras reclamações nas Redes Sociais em mobilização social por dias melhores para Maracanaú. Cobrar a punição severa para os que desviaram verbas públicas, exigir que os vereadores eleitos com o voto direto dos maracanauenses, que até então se calam vergonhosamente diante de tantas mazelas, se coloquem no seu verdadeiro papel de fiscalizar o uso da verba pública. É hora do povo de Maracanaú quebrar o silencio e soltar o grito sufocado dos que há muito tempo, não têm voz ou não têm ousadia para tanto: está na hora de partir para ações concretas que cheguem à raiz dos males; exigir que o Ministério Público faça o seu papel de fiscal da Lei e apure as inúmeras denuncias de corrupção em nosso Município, que se faça justiça pelo povo de Maracanaú. As maquiagens, os discursos maliciosos e as tentativas de desviar a pauta para os Municípios vizinhos não funcionam mais. Trataremos incansavelmente de tudo que diga respeito ao nosso Município. Maracanaú é a pauta e o objetivo é MUDAR a forma como a sociedade de Maracanaú têm tratado essas questões. Essa é a hora, o momento é mais que oportuno para que o povo de Maracanaú assuma o seu papel e exija mudanças! Chega de descaso e desrespeito!
MOBILIZE-SE PELO FIM DA CORRUPÇÃO EM NOSSO MUNICIPIO!

Texto tirado da página Ouvindo Maracanaú 

Presidente do COMUT de Maracanaú se reúne com Secretário do Trabalho do Estado

O Presidente do Conselho Municipal do Trabalho - COMUT, Edílson Teixeira se reuniu com o Secretário do Trabalho e Desenvolvimento do Estado do Ceará Josbertini Clementino. Na oportunidade o Presidente do COMUT de Maracanaú, Edílson  tratou de questões relacionadas à geração de emprego e renda e capacitação dos trabalhadores do Município para o mercado de trabalho.


Edílson Teixeira atualmente é Presidente do Conselho Municipal do Trabalho - COMUT de Maracanaú e Caucaia, e Presidente do PDT de Maracanaú, tendo sido Presidente da Associação dos Empresários do Distrito Industrial - AEDI. Teixeira é Pré - Candidato a Prefeito de Maracanaú tendo apoio do Ministro das Comunicações o Ex Deputado Federal Andre Figueiredo (PDT-CE).

Para o Ministro Andre Figueiredo (PDT), Edílson é uma grande liderança. Edílson Teixeira é uma importante liderança, e isso faz do PDT uma grande alternativa para Maracanaú em 2016, disse.

Para Lucas Lopes Farias, a situação de Maracanaú é vergonhosa.

Para Lucas Lopes Farias, a situação de Maracanaú é vergonhosa.





Para Lucas Lopes Farias (PDT) a situação de Maracanaú é vergonhosa.
Maracanaú não tem priorizado a saúde, e é o que temos visto. É tão vergonhoso que em Maracanaú temos vinte e um (21) vereadores, e a Câmara disponibiliza 21 carros para atender esses Vereadores, mas o hospital de Maracanaú só conta com cinco (5) ambulâncias para socorrer o povo (mais de 200 mil habitantes) nas ruas, disse o jovem a TV CIDADE em entrevista.

Lucas é conhecido como a "VOZ DE MARACANAÚ" e vem fazendo oposição ao atual Governo Municipal e aos 21 vereadores, que para ele não exercem seu trabalho da forma como devem exercer. Farias tornou-se conhecido através da página Maracanaú Real na qual utiliza para fazer denuncias contra a atual gestão do Prefeito Firmo Camurça (PR).

Emeson Lucas Lopes Farias nascido em Pajuçara (03/05/1996), criado em Maracanaú, estudante universitário de Gestão Pública, atualmente é filiado ao Partido Democrático Trabalhista - PDT Maracanaú.

Ex Vereador reclama de problemas em ponte estreita que divide Maracanaú e Pacatuba

Ex Vereador reclama de problemas em ponte estreita que divide Maracanaú e Pacatuba.
 

Ex Vereador Marcelo Cordeiro - Marcelão (PDT) faz criticas ao abandono de ponte estreita no limite de Maracanaú e Pacatuba. Segundo o ex parlamentar, a ponte deveria ser usada por pedestres, mas é utilizada por bicicletas e motos (algumas de mercantil, outras carregando gás). Marcelão também disse que na ponte é frequente assaltos e até assassinatos. Cordeiro pedi a Prefeitura de Maracanaú e Pacatuba que achem o mais rápido possível uma solução para inibir os problemas causados pela ponte.

Clique aqui e assista ao vídeo.